Químicos Ilustres E Seu Legado

Químicos ilustres e seu legado

Marie Curie: (nasceu na Polônia em 1867 e faleceu em julho de 1934) Primeira mulher a ganhar o prêmio nobel. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos.
Marie se casou com Pierre Curie em 1894, em 1896 o cientista Antonie Henri Becquerel incentivou o casal a estudar as radiações por ele descobertas, emitidos pelos raios urânios. Apos alguns anos de pesquisas ao lado de Pierre e Antonie, Marie recebeu, em 1903 o prêmio nobel de física. Com base nas pesquisas Marie recebeu dois elementos químicos: o Polônio( nome dado em homenagem ao seu país) e o Rádio. Em 1906 após a morte de Pierre, Marie continuou a estudar radioatividade. em 1911, recebeu outro prêmio, mas dessa vez o nobel de química, tornando a primeira pessoa  ganhar o prêmio duas vezes.

Sigmund Freud: (nasceu em 1856 na republica checa morreu em Londres 1939) conhecido como o pai da psicanálise, foi o responsável pelo estudo da mente humana. Em 1882 conheceu Martha Bemays e em 1886 casaram.6 meses em Paris trabalhou com o neurologista francês Jean Martin Charcot, então ele começou a ter um interesse pelo estudo dos distúrbios mentais. Freud tornou especialistas em doenças nervosas e criou uma nova teoria, na qual as pessoas ficaram doente por que não colocavam seus sentimentos para fora. Freud dizia que esse tipo de pessoa poderia fechar de tal maneira seus sentimentos e poderia ate esquecer de sua existência.Caros de estudos fundamentou teorias psicanalíticas da mento e lançou em 1985 parceria com o medico Joseph Breuer a obra: "estudos sobre histeria ". Insatisfeito com a hipótese Freud desenvolveu base da tecnica psicanalítica na atualidade: a livre associação, que o paciente é livre a falar o que vem na mente para revelar memórias reprimida causadora de neuroses.
Freud escreveu livros importantes como a psicologia da vida cotidianas. Somente em 1909 teve sua primeira aceitação da psicanalise no meio acadêmico, foi convidada a dar referências nos Estados Unidos. Apos a I Gerra Mundial ele empregou suas teorias para interpretar a cultura, a metalurgia, a religião, a arte  e a historia.

Albert Einstein: (nasceu em 1879 na Alemanha, morreu em 1955) ganhou o prêmio nobel de física em 1921, por seu trabalho é reconhecido um dos maiores gênios da humanidade, pelo efeito fotoelétrico e a teoria quântica. Desenvolveu a teoria da relatividade. Tornou-se famoso e provocaram uma revolução no pensamento humano. em 1908 escreveu seu primeiro artigo cientifico "A investigação do estado do eter em campo magnético"; Albert publicou três artigos que revolucionou a física. Ele publicou o efeito fotoelétrico  e a teoria da relatividade restrita, estabeleceu uma relação entre tempo e espaço. As leis da natureza são as mesmas para os observadores que movem a uma velocidade constate uns dos outros. A velocidade da luz é a mesma para todos os observadores. A relatividade restrita tem algumas consequências importantes, já que são rejeitadas conceitos absolutos  de tempo e espaço. Em outros artigos Einstein introduziu o conceito inercial. A famosa relação entre massa e a energia, respeitada pela formula E=MC2. essa equação foi importante na construção de bombas nucleares e serviu para explicar como o Big Bang, uma explosão de energia, deu origem a matéria, Em 1945 Einstein encerrou sua carreira.
(Assista também o filme https://youtu.be/WwX-G_E7MYk  "A Vida De Albert Einstein ")

Niels Bohr: (nasceu na Dinamarca em 1885).
É mais conhecido por ser modelo atômico, que foi chamado de modelos atômico até Rutherford. Sua teoria atômica baseou no princípio da quantização da energia. Ele observou que elementos quando estão aquecidos emitem energia em conjuntos de linhas distintas chamadas espeatra de linha. desenvolveu ideias que os elétrons só podem existir em orbitas limitadas a aceitar posições, com energia distintas. o elétron só passa energia de uma camada para outra quando absorve energia de uma fonte externa, em unidades discretas de energia, chamada quanta. desta forma ele solta para uma orbita mais externa eletrosfera dos átomos ´é quando ele retorna para a orbita menor energética, ele perde na forma de onda eletromagnética a energia que absorve antes. Ele explicou a lus emitida ao se aquecer diferentes matérias e o aspecto eletromagnético do hidrogênio. Bohr publicou a sua teoria atômica em 1913, que rendeu a prêmio nobel   de física em 1922. Bohr faleceu mas seu filho Aage Niels Bohr ser graciado com o prêmio nobel de física em 1975. Niels também estudou os átomos e também a natureza dos raios X, as variações periodicas das propriedades químicas dos elétrons,a estrutura do núcleo atômico e pressão nuclear. em 1940 as forças Alemãs de Hitler invadiram e Niels foi exilado na Suécia, Onde tomou iniciativa em favor de cientistas judeus perseguidos. Ele se transferiu para os Estados Unidos onde vario cientistas canalizavam seus esforços na construção de bombas atômicas. Foi conhecido com seu projeto manhattan. Depois disto Niels Bohr voltou para a Dinamarca e trabalhou como presidente da Academia de Ciências de Copenhaques até a sua morte em 1962 , vitima de trombose. Até o fim de sua morte Bohr continuou lutando contra o uso de armas nucleares, por isso, no ano de 1957, ele recebeu o "prêmio Átomos pela paz" 

Comentários

Postar um comentário