Químicos ilustres e seu legado

Marie se casou com Pierre Curie em 1894, em 1896 o cientista Antonie Henri Becquerel incentivou o casal a estudar as radiações por ele descobertas, emitidos pelos raios urânios. Apos alguns anos de pesquisas ao lado de Pierre e Antonie, Marie recebeu, em 1903 o prêmio nobel de física. Com base nas pesquisas Marie recebeu dois elementos químicos: o Polônio( nome dado em homenagem ao seu país) e o Rádio. Em 1906 após a morte de Pierre, Marie continuou a estudar radioatividade. em 1911, recebeu outro prêmio, mas dessa vez o nobel de química, tornando a primeira pessoa ganhar o prêmio duas vezes.

Freud escreveu livros importantes como a psicologia da vida cotidianas. Somente em 1909 teve sua primeira aceitação da psicanalise no meio acadêmico, foi convidada a dar referências nos Estados Unidos. Apos a I Gerra Mundial ele empregou suas teorias para interpretar a cultura, a metalurgia, a religião, a arte e a historia.

(Assista também o filme https://youtu.be/WwX-G_E7MYk "A Vida De Albert Einstein ")

É mais conhecido por ser modelo atômico, que foi chamado de modelos atômico até Rutherford. Sua teoria atômica baseou no princípio da quantização da energia. Ele observou que elementos quando estão aquecidos emitem energia em conjuntos de linhas distintas chamadas espeatra de linha. desenvolveu ideias que os elétrons só podem existir em orbitas limitadas a aceitar posições, com energia distintas. o elétron só passa energia de uma camada para outra quando absorve energia de uma fonte externa, em unidades discretas de energia, chamada quanta. desta forma ele solta para uma orbita mais externa eletrosfera dos átomos ´é quando ele retorna para a orbita menor energética, ele perde na forma de onda eletromagnética a energia que absorve antes. Ele explicou a lus emitida ao se aquecer diferentes matérias e o aspecto eletromagnético do hidrogênio. Bohr publicou a sua teoria atômica em 1913, que rendeu a prêmio nobel de física em 1922. Bohr faleceu mas seu filho Aage Niels Bohr ser graciado com o prêmio nobel de física em 1975. Niels também estudou os átomos e também a natureza dos raios X, as variações periodicas das propriedades químicas dos elétrons,a estrutura do núcleo atômico e pressão nuclear. em 1940 as forças Alemãs de Hitler invadiram e Niels foi exilado na Suécia, Onde tomou iniciativa em favor de cientistas judeus perseguidos. Ele se transferiu para os Estados Unidos onde vario cientistas canalizavam seus esforços na construção de bombas atômicas. Foi conhecido com seu projeto manhattan. Depois disto Niels Bohr voltou para a Dinamarca e trabalhou como presidente da Academia de Ciências de Copenhaques até a sua morte em 1962 , vitima de trombose. Até o fim de sua morte Bohr continuou lutando contra o uso de armas nucleares, por isso, no ano de 1957, ele recebeu o "prêmio Átomos pela paz"
Um blog riquíssimo de informações. Gostei muito! Parabéns. 👏
ResponderExcluir